DCSIMG E À MILÉSIMA NOITE… ARTISTA NA CIDADE 2014

E À MILÉSIMA NOITE…

AndON-13-300 foto de Hugo Glendinning

No âmbito do Artista na Cidade 2014, a Culturgest apresenta dois espetáculos do essencial coletivo liderado por Tim Etchells. Em ambos é de contar histórias que se trata, mas se um tem menos de dois horas, o outro é uma performance duracional; um é uma estreia em Portugal e o outro um regresso, 12 anos depois.

FORCED ENTERTAINMENT

22 Março
CULTURGEST
Sábado às 18h; Grande auditório (lotação reduzida); Espetáculo em inglês;  Duração 6h (o público pode entrar e sair da sala)
Preçário 5€
M/16

“Raramente se viu performers em palco a dar uma sensação de espírito com uma tal leveza e prazer evidente. Com uma noção segura de dinamismo e ritmo, guiam-nos na nossa viagem pela noite. And on the Thousandth Night… é grande teatro, vivo e inteligente, feito com as mais simples ferramentas.” Frankfurter Allgemeine Zeitung

And on the Thousandth Night… explora a relação ao vivo entre uma história e o seu público, uma história e quem a conta. Para este espetáculo de seis horas, que regressa à Culturgest depois de aqui ter sido apresentado em 2002, os Forced Entertainment inspiram-se nas Mil e uma Noites e numa secção do seu espetáculo épico Who Can Sing a Song to Unfrighten Me? (1999).

Uma linha de performers, homens e mulheres, vestidos de Reis e Rainhas — mantos vermelhos baratos e coroas de cartão.

Conta-se uma história, inventada ao vivo, arrancada à memória. É uma história comprida, em mutação e que se auto-anula. Uma história que, de alguma forma, com as suas várias curvas e descidas, parece incluir muitas, se não todas, as histórias do mundo. Mistura tudo desde intrigas de filmes a histórias religiosas, a contos tradicionais, piadas, mitos modernos, passando por histórias pessoais, histórias que metem medo, histórias de amor e histórias de sexo e ainda histórias banais, histórias extraordinárias e histórias para crianças.

Os Reis e Rainhas competem, interrompendo, exagerando, apoderando-se das histórias uns dos outros e incorporando bocados roubados nos seus próprios contos. As narrações oscilam entre o cansaço e a histeria, entre a ordinarice absurda e a ternura surpreendente. Por vezes alguns dos Reis e Rainhas fazem uma pausa, dormindo no chão ao fundo do palco enquanto os seus colegas prosseguem. Se calhar às dez da noite já só restam pode só haver dois reis a falar, continuando o conto, à medida que, um a um, os outros avançam para se juntarem de novo à linha.

And on the Thousandth Night… é uma experiência teatral única e um dos espectáulos mais relevantes do colectivo britânico que em 2014 comemora 30 anos de atividade.

Criação Forced Entertainment
Interpretação Robin Arthur, Tim Etchells, Phil Hayes, Jerry Killick, Richard Lowdon, Claire Marshall, Cathy Naden and Terry O’Connor
Encenação Tim Etchells
Cenografia Richard Lowdon
Desenho de Luz Nigel Edwards
Estreia setembro de 2000, Festival Ayloul (Beirute)