DCSIMG PANOS – PALCOS NOVOS PALAVRAS NOVAS ARTISTA NA CIDADE 2014

PANOS – PALCOS NOVOS PALAVRAS NOVAS

2014
CULTURGEST

PANOS – palcos novos palavras novas é um projeto da Culturgest que alia o teatro escolar e juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos há peças novas escritas de propósito para serem representadas pelos atores adolescentes das dezenas de grupos de todo o país que se inscrevem e participam no projeto.

Já escreveram para os PANOS autores como Jacinto Lucas Pires, Armando Silva Carvalho, Patrícia Portela, Tiago Rodrigues, André e. Teodósio, Rui Cardoso Martins, Alex Cassal, Lola Arias e Gonçalo M. Tavares. E traduziram-se textos, entre outros, de Mark Ravenhill, Ali Smith, Letizia Russo, Dennis Kelly, Abi Morgan ou Katori Hall.

Tim Etchells será um dos três autores a escrever para a décima edição dos PANOS, numa coencomenda com o Connections. O texto será desenvolvido durante o ano de 2014 e trabalhado com os encenadores dos grupos juvenis em workshops orientados pelo próprio Tim Etchells, tanto em Londres como em Lisboa. Em maio de 2015, um festival na Culturgest apresentará dois espetáculos por cada texto; será publicado um volume com as três peças.