DCSIMG Le Cargo e Portrait Series: I Miguel ARTISTA NA CIDADE 2016

Le Cargo e Portrait Series: I Miguel

sábado, 21 maio — 16h
Vale da Amoreira – Centro de Experimentação Artística (Bairro Fundo Fomento, Largo dos Cravos BL.50 R/C)

Durante a preparação do programa Artista na Cidade 2016, o coreógrafo Faustin Linyekula exprimiu a vontade de apresentar o seu trabalho a públicos dos bairros limítrofes da região da Grande Lisboa. Depois da apresentação memorável de Le Cargo na Cova da Moura em janeiro passado, o Teatro Maria Matos coorganiza mais dois eventos: Le Cargo será apresentado numa praça do Bairro Padre Cruz em Carnide, no contexto do primeiro Festival de Arte Urbana, e também no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, na Moita, juntamente com outro solo criado este ano e apresentado no Teatro Camões, Portrait Series: I Miguel.

duração: 55 min + 20 min • M/6 • entrada livre (sujeita à lotação) • reservas: 211 810 030 • cea@mail.cm-moita.pt

Co-presentation: Câmara Municipal da Moita/Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, Maria Matos Teatro Municipal, Companhia Nacional de Bailado e Artemrede.

Le Cargo

© José Frade

© José Frade

Faustin passou as últimas décadas a contar histórias: do Congo, da República Democrática do Congo, do Zaire, do Congo Belga. Ao longo da sua história o seu país foi chamado de todos esses nomes. Nelas, os corpos são marcados pela História e as vidas são marcadas pela violência. Como é que se pode deixar o corpo falar da História deixando as palavras para trás, mesmo se só por um instante? Nesta viagem em direção a si-próprio, Faustin embarca num comboio que deixou de existir, cujos trilhos foram engolidos pela floresta. Procura o que desapareceu, dança o que foi proibido pela nova época, pelo Deus dos Milagres. Encontra o baterista mestre que desistiu do ritmo e se tornou pastor.

coreografia e interpretação: Faustin Linyekula música: Flamme Kapaya e Obilo Drummers produção: Studios Kabako e Virginie Dupray coprodução: Centre National de la Danse apoio: DRAC Ile-de-France e Ministério da Cultura e da Comunicação de França

Portrait Series: I Miguel

© Bruno Simão

© Bruno Simão

O encontro está no coração do processo criativo de Faustin. Neste caso, é o encontro com Miguel, jovem bailarino da Companhia Nacional de Bailado. Entre o Barreiro, cidade à beira Tejo onde vive Miguel, e Kisangani, nas margens do rio Congo, a cidade onde cresceu Faustin, haverá territórios a partilhar? Poderão brotar novas palavras mesmo que por breves momentos? Poderá nascer diálogo?

coreografia e direção: Faustin Linyekula interpretação: Miguel Ramalho música: Pedro Carneiro desenho de luz: Thomas Walgrave

Apresentado no âmbito da rede Create to Connect com o apoio do Programa Cultura da União Europeia

logos

Localização: