DCSIMG Utopia.doc ARTISTA NA CIDADE 2018

Utopia.doc

De Christiane Jatahy

TEMPS D’ IMAGES NO CINEMA IDEAL
8 – 15 novembro
horários a anunciar

Utopia.doc é um documento político sobre os dias de hoje. Sobre os movimentos de emigração. Sobre ser estrangeiro ou sobre querer partir, romper – real e ficcionalmente. Sobre fronteiras culturais, geográficas e humanas. O projeto surgiu como parte da pesquisa para o espetáculo/filme E se Elas Fossem para Moscou? e foi realizado em 2013 em três grandes centros urbanos: Paris, Frankfurt e São Paulo. Em cada uma das cidades, o projeto foi construído a partir de diferentes dispositivos, mas em todas a premissa foi a mesma: filmar encontros nas casas dos participantes. Os participantes foram convocados nas diferentes cidades através de entrevistas ou cartas em que responderam às seguintes questões:

1. Conte-nos um pouco sobre si e a sua história
2. Descreva a sua casa
3. Porque quer abrir a sua casa a alguém desconhecido?
4. Qual é a sua utopia?
5. Existe algum lugar atualmente no mundo onde gostaria de estar?
6. Descreva um sonho que tem acordado.
7. Conte-nos um sonho que teve enquanto dormia

Participaram no filme nas três cidades pessoas das mais diversas partes do mundo: Irão, Paquistão, Afeganistão, Iraque, Mali, Congo, Rússia, Índia, Japão, Colômbia, Inglaterra, França, Argélia, Suíça, Haiti, Alemanha, Brasil. Em Paris, artistas criaram performances em resposta às cartas e realizaram essas performances na casa dos imigrantes participantes. Em Frankfurt, quem respondeu às cartas foram importantes escritores da literatura brasileira, que escreveram textos inéditos e leram na casa das pessoas que haviam escrito as cartas que inspiraram os textos. Em São Paulo, os próprios imigrantes respondiam à carta de outro imigrante. Em cada lugar os encontros entre as pessoas, que se viam pela primeira vez na casa de um deles, gerou diálogos profundos e emocionantes sobre histórias pessoais e sobre o mundo hoje.
O documentário mostra essa viagem pelas casas, pelos encontros, pelas memórias e criações, numa espécie de utopia de um mundo sem fronteiras.