DCSIMG PALAVRAS ELÉTRICAS ARTISTA NA CIDADE 2014

PALAVRAS ELÉTRICAS

tim_etchells_we_wanted_to_be_the_sky_01_full

ALKANTARA FESTIVAL

24 MAIO A 9 NOVEMBRO

Infiltrando-se em esquinas, telhados de teatros e outros lugares de Lisboa com os seus letreiros, Tim Etchells soletra expressões simples-mas-curiosas, mensagens e instruções em néon e LED. Uma série de intervenções que, muitas vezes, exploram aspetos contraditórios da linguagem: a velocidade, clareza e vividez com que comunica uma narrativa, imagem ou ideias, e, ao mesmo tempo, a sua incrível propensão para gerar confusão e incerteza.

Parecendo dirigir-se diretamente ao observador, Etchells cria momentos estranhos de intimidade e encontro em ambientes públicos. Cada obra implica o observador numa pergunta, narrativa ou instrução incompletas – puxando-nos para uma história que não podemos recusar e que, ao mesmo tempo, não chegamos bem a compreender, uma terra-de-ninguém contraditória entre ficção e realidade.

Um texto claramente mais adequado a comunicações privadas transforma-se aqui em berrantes declarações públicas, criando uma multiplicidade de confusões e amplificações do seu estatuto e importância.

Neste contexto, no dia 24 de Maio, às 21h00 no Museu da Eletricidade, o artista britânico vai fazer uma performance sobre o seu processo criativo. Em A Broadcast / Looping Pieces, Etchells corta a sua própria memória em partes e redesenha-se em novos arranjos. à velocidade da luz, a cacofonia de notas torna-se numa experiência memorável.

Criação  Tim Etchells
Produção Alkantara Festival, Fundação EDP
Em colaboração com British Council, Teatro Maria Matos, Teatro São Luiz , Culturgest, Teatro Nacional D. Maria II