DCSIMG Fidélio ARTISTA NA CIDADE 2018

Fidélio

Filmagem da ópera de Christiane Jatahy no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

CINEMA SÃO JORGE
21 novembro
horários a anunciar
A classificar pela CCE

Fidélio é uma ópera política. Fala da injustiça de manter no cárcere prisioneiros políticos, da mistura das relações pessoais com as relações de poder e da luta de uma mulher para resgatar o seu marido desaparecido. Beethoven estreou essa obra em 1805, mas poderia ter sido ontem, ou poderia ter sido hoje. Montar essa ópera nos dias de hoje, além de trazer ao público a beleza da música de Beethoven, também pode ser uma forma de dizer que não precisamos de escrever de novo essa mesma história amanhã.
A mise-en-scène aproxima-se da crueza da história para criar espaço para a beleza da música de Beethoven e a maestria de Isaac Karabtchevsky. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é o cenário da ópera. Como metáfora do mundo descrito na obra, restam as luzes e as sombras no palco despido, a enormidade do prédio, e, através do cinema, o mergulho nas entranhas da parte debaixo do palco, nas estruturas de ferro escondidas, nos calabouços profundos.
No primeiro ato, os cantores são o corpo e a voz dos personagens, no segundo ato, quando o filme começa, os atores farão os personagens da ópera no filme, e os cantores serão as vozes, para gerar outras visões sobre os personagens dessa história, outras camadas; duplicar, triplicar e juntar-se à imaginação dos espectadores na construção desse mundo criado por Beethoven e que hoje está muito próximo de nós.

Direção cénica e direção do filme: Christiane Jatahy; Direção de Fotografia, câmara e montagem: Paulo F. Camacho; Direção de arte: Marcelo Lipiani; Figurinos: Antônio Medeiros e Tatiana Rodrigues; Iluminação: Beto Bruel; Elenco: Stella Rabello, Julio Machado, Ricardo Santos e Danilo Grangheia; Elenco de apoio: Aléssio Abdon, Bruno Oliveira, Davi Arap, Davi Cunha, Fabrízio Bezerra, Homero Ferreira, Jean Bodin, Marcello Vilar, Rafael Crooz e Raphael Cassou; Assistência de direção: Fernanda Bond; Assistência de direção do filme: Barbara Kahane; Produção de objetos do filme: Paula Vilela; Assistência de Figurinos: Alessandra Padilha; Visagismo Atores; Raphaela Galiza; Assistência de câmara: Alexandre Mizrahi; Assistência de edição: Mikair Lopes; Assistência de iluminação e operação de luz: Guinga Ensá; Direção de palco: Raphael Macedo; Eletricista: Leandro Lopes; Consultoria e operação de vídeo: Julio Parente; Assistência de produção: Marcelo Mucida; Produção executiva: Paula Rollo; Direção de produção: Henrique Mariano