DCSIMG Julia ARTISTA NA CIDADE 2018

Julia

Direção e adaptação Christiane Jatahy

TEATRO NACIONAL D. MARIA II
4 – 6 mai
Sexta a sábado, 21h; domingo, 16h

Sala Garrett

Nos últimos anos, Christiane Jatahy debruçou-se sobre a linguagem audiovisual. Em Julia, adaptação de Menina Júlia, de August Strindberg, o teatro transforma-se em cinema ao vivo. Com cenas pré-filmadas e cenas filmadas no momento, o filme é construído na presença do público. Entre o clássico e o contemporâneo. Entre o que pode ser visto e o que só pode ser entrevisto na presença real do ator e no enquadramento dos detalhes do cinema.

A adaptação do texto traz também o conflito para o aqui e agora, no dia em que o público assiste à peça e se pergunta quem são e como se relacionam Julia e Jean, hoje. Se Strindberg colocou uma lupa na relação de dois seres, Jatahy coloca uma câmara, que é presença e testemunho permanente, invadindo com o olhar do público esse encontro atual e urgente.
Interpretação: Julia Bernat, Rodrigo dos Santos; Participação no filme: Tatiana Tiburcio; Cenário: Marcelo Lipiani e Christiane Jatahy; Câmara ao vivo: Paulo Camacho; Desenho de luz: Renato Machado e David Pacheco; Figurinos: Angele Fróes; Músicas: Rodrigo Marçal; Operador de som: Felipe Norkus; Operador de luz: Leandro Barreto; Técnico de vídeo: Bruno Drolshagen; Diretor de palco Thiago Katona; Diretor de produção e tour manager: Henrique Mariano; Produção viagens internacionais: Le Centquatre-Paris

Um projeto da cia. Vértice de Teatro