DCSIMG Moving People ARTISTA NA CIDADE 2018

Moving People

Criação e direção Christiane Jatahy

MUSEU DE LISBOA
20 – 23 setembro
Jardim do Palácio Pimenta
horários a anunciar

Um projeto sobre o encontro. Um espaço de interlocução com o outro, com os outros, sem fronteiras culturais de língua ou de História. Um espaço para falar sobre a memória. Sobre as utopias. Sobre o futuro a ser construído a partir do novo. Um futuro em comum.
O encontro acontece entre pessoas que se movimentaram no mundo, emigrantes, refugiados que partiram em busca de uma nova casa. Além dos imigrantes, participa também no espetáculo um ator local. Soma-se a memória de quem vem de fora e a memória de quem é da cidade.
Dentro de um contentor, um documentário ao vivo sobre o encontro entre os imigrantes e o ator é filmado, editado e projetado a cada dia na presença do público. O filme é feito ao vivo, partilhando ideias e histórias, que são estimuladas através de perguntas feitas por Christiane Jatahy. O público senta-se dos dois lados do contentor e assiste ao filme. Em determinado momento as telas sobem e já não existe separação, nenhuma fronteira, entre quem assiste e quem conta. O encontro é completo: do público com os convidados, da performance com o cinema.
Ao público é pedido que leve objetos para compor essa casa em construção. E são esses objetos trazidos pelos espectadores que dão a cor e os detalhes ao filme.

 

Conceção e Direção: Christiane Jatahy; Cenário e Iluminação: Thomas Walgrave; CoCriação do Cenário: Marcelo Lipiani; Vídeo: Julio Parente; Câmara: Paulo Camacho; Assistente de tradução: Juliane Elting; Produção local: Agnes Oberauer; Direção de produção: Henrique Mariano; Produção: Theater der Welt

Coproducão: Thalia Theater